Caraterísticas Políticas

sábado, 6 de abril de 2013

Características políticas: descentralização político-administrativa, pois o poder do rei era dividido, enfraquecido pelo poder local dos senhores feudais. Por que isto ocorreu? A Europa foi invadida, logo após formarem-se os reinos bárbaros, por três povos: os vikings, pelo norte, o hunos, pelo leste e os árabes, pelo sul. Os reis não tinham exércitos fortes para defender seus reinos da invasão destes povos. O que ele fez? chamou grandes proprietários rurais e concedeu-lhes grandes pedaços de terra, chamados feudos em troca de, por exemplo, formarem exércitos particulares para defender o reino da invasão destes povos. Só que ao conceder estes feudos os reis não controlaram e "esqueceram" de fazer isto para ver se os senhores feudais seguiam suas determinações. Os senhores feudais foram, assim, exercendo com muita independência a administração dos seus feudos, como, por exemplo, criando sua própria moeda e suas próprias leis, embora, o rei tivesse um certo respeito perante os senhores feudais. Porém, na prática, o rei não conseguia impor, efetivamente, este poder perante os mesmos.

Poder Político descentralizado nas mãos do Rei e centralizado nas mãos do senhor Feudal;
Trabalho Servil: os servos trabalhavam em troca de proteção;



Características sociais: sociedade estamental, isto é, dividida em estamentos - camadas sociais rígidas. Em outras palavras, como eram rígidas, se você nascesse em uma camada social, era muito difícil você mudar de camada social. As três camadas sociais eram os servos, clero e a nobreza. As duas últimas, exploravam o trabalho dos servos.

.Estado monárquico feudal (base- relação de subsistência e vassalagem entre a nobreza e o Rei);
Caráter Ideológico;


Características culturais: sociedade teocentrista (teo=Deus e centrista=centro), ou seja, a religião é o centro do pensamento, das idéias. A Igreja cristã controla a cultura (livros, informações, etc). A força da religião é muito grande na sociedade.

Igreja Católica (formadora de idéias).
Características econômicas: auto-suficiência dos feudos - produção para o consumo local, pouca produção de excedentes para comércio, pouco comércio e pouco uso de moeda, que quando usada, era só do próprio feudo. Trabalho servil - em troca da terra, o servo devia algumas obrigações para com o senhor feudal (vide livro).

0 comentários:

Postar um comentário