domingo, 7 de abril de 2013
Era grande o número de sertanejos estabelecidos nessa região, vivendo,semi-isolados, da extração de erva-mate e madeira e da criação de gado desde o século XVIII.Com o início da construção de uma ferrovia que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul , em 1890 , muitos deles foram desalojados dessas terras , perdendo também seu meio de vida.
Alguns conseguiram trabalho, sob duras condições, com os fazendeiros locais e, a partir de 1908,em duas empresas estadunidenses que ali passaram a atuar: a Brazil Railway,contratada pelo governo para terminar a construção da ferrovia que havia sido interrompida , e sua coligada Southern Brazil Lamber and Colonization , que herdou o direito de explorar e vender a madeira na faixa de terreno desapropriada ao longo dessa ferrovia.
Os problemas sociais e a disputa pela terra agravaram-se quando a Brazil Railway ,para aumentar sua receita , passou a contratar trabalhadores em outros estados para a contrução da estrada de ferro, pagando sálarios muito baixos. Em 1910, quando a ferrovia ficou pronta, a empresa mandou embora todos os seus funcionários mais ou menos 8 mil homens. Sem casa , sem dinheiro e sem ter como voltar para seus estados , eles passaram a perambular pela região , saqueando , invadindo propriedades e até se oferecendo como jagunços aos coronéis.Tudo isso fez crescer muito as tensões sociais e políticas na região.
0 comentários:
Postar um comentário